contato:
Equip. de Panificação
Modelagem de massa
Os equipamentos da família moldagem de massas são soluções industriais e semi-industriais desenvolvidas para a indústria alimentar, nomeadamente a da pastelaria.
Preparadas para integrar determinados processos na transformação de uma massa numa tarte (ou pastel) pronto a cozer ou conservar, as linhas de moldagem Ferneto apoiam os profissionais no dia-a-dia da pastelaria, proporcionando:
-
otimização de tempo de trabalho,
-
homogeneização da produção,
-
e preservação da qualidade dos produtos confecionados,
-
… indo ao encontro da capacidade produtiva e expetativas dos investidores.
Em formas de alumínio ou descartáveis, estas soluções permitem fabricar pastéis de nata, empadas e outras tartes.
Conheça a PMF e PTF (F / SERIE) e a mais industrial LMM (I / SERIE).
Linha DLF (Doseadora de líquidos)
Linha EMA (Extrusora de Massas)
As extrusoras de massas são equipamentos concebidos para transformar massas alimentares ou outros tipos de produtos, substituindo o trabalho manual através de um sistema mecanizado. Permite a produção contínua de alguns produtos garantindo uma maximização da produção com menos processos manuais. As extrusoras são compostas por:
-
Tolva para colocação de produto em massa
-
Elemento de extrusão (fusos)
-
Matriz para dar forma ao produto dos alimentos
-
Motores que acionam o sistema de extrusão
-
Sistema de corte temporizado
-
Interligação de processos tecnológicos que permitem ao operador o controlo da cadência de extrusão, corte e velocidade do tapete
Tal como o próprio nome indica, a extrusão é um processo através do qual se faz passar a massa por um orifício e que, depois de processada, assume a forma de um fio com o diâmetro e configuração de acordo com a própria configuração do orifício (matriz).
A regulação da cadência de corte, a regulação da velocidade do tapete e a regulação da velocidade do motor de extrusão conferem um carácter versátil à Extrusora de Massas Ferneto.
Versatilidade, elevada produtividade, baixo custo, diversificação produtiva (formas variadas) e redução do esforço físico são as principais vantagens para operadores e investidores.
Biscoitos, snacks, croutons, gressinos, aperitivos e produtos de confeitaria doces e salgados podem ser facilmente fabricados com o recurso a este equipamento.
A qualidade e a tipologia do produto fabricado na Extrusora de Massas dependem do tipo de operações efetuadas pelos profissionais que, coordenando as variáveis do corte e movimentos da Extrusora, permitem alcançar diferentes resultados.
Linha PMF (Prensa de Massa)
As prensas de massa são equipamentos industriais concebidos para prensar massas alimentares, substituindo o trabalho manual através de um sistema mecanizado e automatizado que permite prensar grandes quantidades de massa continuadamente. Estas são maioritariamente compostas por:
-
Linha para colocação das formas
-
Matrizes de prensagem
-
Motores que acionam os movimentos da linha e do punção
-
Interligação de processos tecnológicos que permitem aos operadores o controlo dos processos de moldagem (controlo da temperatura e da pressão de ar)
Embora esteja preparada para fabricar uma enorme diversidade de produtos tais como o pastel de nata, empadas e outras tartes derivadas de massas folhadas, quebradas e outras, a prensa de massa permite o fabrico de novos produtos apelando a uma maior criatividade. Conheça as vantagens da PMF, clicando aqui.:
- ESFORÇO + RAPIDEZ = QUALIDADE
Quem “abre formas de pastel de nata e outras tartes à mão” sabe quais as dificuldades e as perdas de rentabilidade que lhe estão diretamente associadas.
Embebida na fórmula “- esforço + rapidez = qualidade” a PMF Ferneto, apresenta-se como um equipamento versátil, ergonómico e de ocupação reduzida com índices de produtividade ímpares.
Composta por uma pequena linha de formas, a prensa de massa molda automaticamente as porções de massa substituindo o trabalho manual numa produção aproximada de 1900 peças / hora.
Produtos feitos à base de massa folhada e massa quebrada podem ser prensados através da PMF Ferneto.
VANTAGENS COMPETITIVAS PMF (Prensa de massa)
-
MAIOR PRODUTIVIDADE – permite prensar 1900 peças / hora
-
MAIOR QUALIDADE – produtos mais homogêneos;
-
MAIOR VERSATILIDADE – possibilidade de prensar produtos procedendo com diferentes acabamentos, devido à viabilidade de aplicação de diversas matrizes / punções personalizadas aos formatos dos produtos;
-
REDUÇÃO DO ESFORÇO FÍSICA E DA MÃO DE OBRA – substituição da abertura manual pela prensagem automatizada
-
MELHOR APROVEITAMENTO DE MATÉRIAS-PRIMAS – através da homogeneização dos produtos fabricados (mesma peso)
-
MAIOR SEGURANÇA E PROTEÇÃO LABORAIS – prevenção da ocorrência de acidentes laborais: tampas / grelhas protetoras e espaçamentos limitados que impedem os operadores de eventuais trilhamentos; sensores que interrompem o funcionamento dos equipamentos quando determinados processos são acionados
-
MAIOR HIGIENIZAÇÃO E SEGURANÇA ALIMENTAR – punção em alumínio adequado ao uso na indústria alimentar; ímanes permanentes em neodímio; linha e estrutura em aço inoxidável AISI 304;
-
MAIOR DURABILIDADE DOS EQUIPAMENTOS - estruturas e componentes construídos em aço inoxidável AISI 304
-
REDUÇÃO DO ESPAÇO OCUPADO – equipamento extremamente compacto e facilmente transportável
-
Linha DMR (Divisora de massa em rolo)
AUMENTE A EFICIÊNCIA!
A eficiência e homogeneidade exigidas no fabrico de produtos de pastelaria obrigam a um maior rigor na preparação de produtos preparados em formas de massa, tais como pastéis de nata, empadas, tartes diversas e rondelli.
Dividir rolos de massa manualmente com o recurso a utensílios como facas é uma tarefa demorada, desgastante e, na maioria das vezes, ingrata pela sua sistematização e “tempos perdidos”.
Compreendendo este conjunto de dificuldades e expetativas por parte dos profissionais de pastelaria, criámos uma ferramenta capaz de suprir esta necessidade de dividir milimetricamente os rolos de massa.
A DMR, uma pequena estrutura inteiramente construída em aço inoxidável, possui um sistema de corte com cordas em fios de aço que, apenas com um movimento, permite cortar várias porções de massa em simultâneo, a divisora de massa em rolo.
A divisora de massa em rolo tem a capacidade de 500mm procedendo à divisão de 23 unidades de 20mm ou de 16 unidades de 30mm. Outros modelos de DMR com outros comprimentos de massa poderão ser concebidos mediante consulta.
Linha PTF (Prensa de Tortas)
A prensa de tartes (PTF) é um equipamento industrial concebido para prensar ou formar produtos alimentares em formatos circulares até 350mm de diâmetro. Este equipamento permite fabricar grandes quantidades de produto face a uma produção manual. A prensa de tartes é composta por:
-
Punção de prensagem
-
Matrizes para colocação das formas com massa
-
Interligação de processos que permitem ao operador o controlo da temperatura, da pressão de ar e do tempo para prensagem
A PTF foi concebida para fabricar tartes, empadas, quiches e outros produtos em massas folhadas, quebradas e outras.
Folheto
Batedeiras